Há algumas atividades práticas, — pequenos desafios —, interessantes para verificar e ampliar os conhecimentos. Desafie-se!
Momento sugerido: após o item Editando arquivos, criando o primeiro script e conhecendo as permissões de arquivos.
Elaborar um script que ao ser executado:
limpe a tela;
exiba seu nome completo;
exiba o nome do usuário;
depois a mensagem "As últimas 6 linhas do arquivo de configuração do gerenciador de pacotes APT são:";
e finalmente exiba as últimas 6 linhas do arquivo de configuração do gerenciador de pacotes APT. Dica, ele está no diretório /etc.
Variações: Este é somente um pequeno exemplo que obriga a pesquisar opções de comandos conhecidos e, eventualmente, novos comando. Pense em tarefas que gostaria de automatizar. Desenvolva novos scripts enquanto prossegue no curso.
Momento sugerido: qualquer momento após o item Editando arquivos, criando o primeiro script e conhecendo as permissões de arquivos.
Configurar duas máquinas virtuais em rede, uma desktop (pode ser a máquina Linux já em uso, mas você terá que alterar a configuração de rede da VM) e outra Linux servidor. Para a máquina Linux servidor 1GB de RAM é suficiente. Utilize como padrão para o nome da máquina "seunome-server".
A partir da máquina desktop, efetuar um acesso SSH na máquina com Linux servidor e instalar um software servidor web (nginx, p.ex.) e/ou FTP.
Na máquina cliente (desktop) acessar através do navegador o servidor instalado na outra máquina.
Variações: Fazer a configuração dos servidores como em um ambiente de produção realmente. Configurar múltiplos servidores. Criar cenários de rede mais avançados (veja Configurações de Rede em uma Máquina Virtual)
Momento sugerido: próximo, ou após o final do curso.
Integrando Linux e virtualização para viabilizar a construção de cenários um pouco mais complexos, sugiro que tente uma das atividades das Propostas de projetos de virtualização. Só não escolher justamente uma atividade de Windows Server, hein!? :-P
Retornar para Nanocurso de Linux.