Computação em Nuvem - IoT - Ambientes Inteligentes

Cloud Computing — Fog Computing — Edge Computing

Computação em nuvem (cloud computing), de maneira bastante resumida, pode ser considerada "TI como serviço", mas a definição padrão foi cunhada pelo NIST (National Institute of Standards and Technology) e pode ser lida em inglês neste link e em português aqui no site em definição e resumo do modelo de arquitetura de nuvem. No site do NIST há também uma lista de publicações relacionadas e apresentações relacionadas.

A apresentação a seguir traz os principais conceitos de cloud computing, ou computação em nuvem. O download está disponível no final desta página.  O texto continua abaixo.

Nuvem

Em verdade, é desconcertante para
os homens o
trabalho das nuvens.
Elas não trabalham
acima das cidades: quando
há nuvens não há
cidades: as nuvens ignoram
se deslizam por sobre
nossa cabeça: nós é que sabemos que
deslizamos sob elas: as
nuvens cintilam, mas não é para
o coração dos homens.
            _____________________               

Ferreira Gullar
Trecho de "O trabalho das nuvens"

Os principais provedores globais de nuvem pública hoje, tanto nos segmentos IaaS como PaaS, são a Amazon AWS e a Microsoft Azure. Além deles IBM, Google e Oracle também possuem suas clouds. Em seus respectivos sites há material de treinamento, calculadora de custos e uma boa descrição do catálogo de serviços.

Para a implementação de nuvens IaaS, os principais projetos open source disponíveis hoje, em ordem de utilização no mercado, são o OpenStack, o Apache CloudStack e o OpenNebula. Eles são essencialmente middlewares, ou "sistemas operacionais", de nuvem e permitem a criação de nuvens privadas e públicas. Para nuvens PaaS o projeto open source mais usado é o Cloud Foundry, normalmente implementado sobre OpenStack ou outra plataforma de IaaS. Essas soluções open source também possuem versões especiais pagas customizadas e ampliadas por empresas como VMware, HPE e IBM.

Há no mercado uma série de nuvens especializadas como, por exemplo, a Cloud9 (adquirida pela AWS) e a Codeanywhere que provem ambientes de desenvolvimento completos e customizados para diversas linguagens de programação, ou plataformas PaaS focadas em desenvolvedores como Heroku e Firebase (adquirida pela Google). Há até soluções de nuvem para se instalar em casa ou em SOHO, como a antsle, um servidor de nuvem privada para desenvolvedores; soluções open source de nuvem SaaS que podem substituir o Google Gsuite, ou o Office 365, para uso pessoal, familiar ou corporativo, tais como Nextcloud, ownCloud e Cozy Cloud, que podem ser instalados desde um servidor caseiro com pequenos computadores ARM (p.ex. RaspBerry Pi) até em data centers de nuvem pública. Você pode conferir mais sobre Software como Serviço (SaaS) nesta apresentação.

Além da computação em nuvem, mais recentemente foram desenvolvidas a computação em borda (edge computing) e a computação em névoa (fog computing), impulsionadas pelas necessidades de redução da latência, diminuição de tráfego e aumento de disponibilidade trazidas pela Internet das Coisas (IoT), ambientes inteligentes, serviços de streaming e 5G. Leia mais sobre Fog & Edge Computing aqui no site.


Referências adicionais:

Além do material do NIST e das referências que constam na apresentação e no texto, um bom referencial teórico pode ser obtido no artigo "Cloud computing: state-of-the-art and research challenges", que foi publicado no Journal of Internet Services and Applications, um periódico de acesso livre (open access) da SBC — Sociedade Brasileira de Computação. Outro bom artigo de livre acesso é "A view of cloud computing" de Michael Armbrust "et al".

A Microsoft oferece gratuitamente o curso Conceitos de nuvem – Princípios da computação em nuvem com cerca de uma hora entre leitura e vídeos.

A IBM possui bastante material disponível em https://www.ibm.com/topics. A AWS fornece diversos cursos gratuitos através da AWS Academy caso você seja estudante de uma instituição participante.

Há mais referências sobre tópicos específicos a seguir.

Prática com nuvem


Esta seção ainda está em desenvolvimento, mas você já encontra as seguintes práticas aqui no site...

PaaS — O Microtutorial de Containers Docker inclui a ativação dos serviços na nuvem Microsoft Azure, no modelo PaaS.

IaaS — O Tutorial - Servidor Linux básico na nuvem Microsoft Azure inclui a ativação dos serviços na nuvem Microsoft Azure, no modelo IaaS.

IoT e Ambientes Inteligentes — Smart Cities, Indústria 4.0, Smart Farms, etc.


Data centers e HPC — High Performance Computing

Livros:

Vídeos, fotos, whitepapers, etc.:

HPC — Computação de alto desempenho:

Storage:


Temas Relacionados



Download da Apresentação