Especial - História da Computação

"Se vi mais longe foi porque estava sobre os ombros de gigantes". 

Isaac Newton


É preciso compreender a história para sabermos como chegamos até aqui, mas, principalmente, para sabermos onde e como de fato estamos, e para onde estamos indo.


         

Apresentação sobre História da Computação

História da Computação v5

Download da apresentação em formato PDF no final da página!

Veja também o artigo Tendências Futuras em Arquitetura de Computadores.


Arquivo do Professor    

Futuro da Computação

Há uma série de pesquisas e iniciativas a respeito do futuro da Computação. Desde a questão tecnológica, da fabricação dos chips, até novos paradigmas computacionais. Vale a pena conferir:

Confira mais informações e indicações em nosso artigo Tendências Futuras em Arquitetura de Computadores.


Sites sobre História da Computação e Linhas do Tempo em Português

Além deste site, é claro! ;-) 


Sites sobre História da Computação e Linhas do Tempo em Inglês

Museus

Álbuns de Fotos Online

Confira também o acervo pessoal do professor acima.


Personagens    


Tópicos Específicos


Sites de Empresas Específicas

Os Primeiros Computadores Brasileiros

Conheça a história do Computador Patinho Feio, um dos primeiros computadores construídos no Brasil, na Escola Politécnica da USP em 1972.

Há outros computadores construídos no IME, no ITA e no sul do Brasil para disputar a primazia de primeiro computador brasileiro, mas se aplicarmos critério similar ao ENIAC, o Patinho Feio foi de fato o projeto seminal da indústria de informática brasileira.

Ao lado o Patinho Feio por ocasião de sua exposição no Sesc Vila Mariana em São Paulo - SP, em outubro de 2022, comemorando seus 50 anos.

O primeiro computador comercial brasileiro foi o G10, construído para a marinha brasileira, dando origem à Cobra Computadores. O projeto do G10 começou em 1973 e ficou pronto em julho de 1975. Seus projetistas foram essencialmente os professores e estudantes da Poli que participaram do projeto Patinho Feio. A profª Edith Ranzini, de quem tive o prazer de ser aluno e colega de trabalho na PUC-SP, participou do projeto, ficando responsável pelas memórias, ainda de núcleo ferro-magnético, em ambos os projetos. O álbum a seguir mostra as fotos da memória do G10. Trata-se de uma memória de 4k endereços de 18 bits, com paridade. As fotos no microscópio foram tiradas no LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis) da USP. Na penúltima foto pode ser vista a controladora da memória e na última foto, ao lado deste professor estão a profª Edith Ranzini e o prof. Sérgio Miranda Paz, autor do computador didático Sergium e um dos últimos programadores do Patinho Feio. A foto foi tirada quando a profª Edith recebeu uma homenagem da Associação dos Engenheiros Politécnicos.

A foto ao lado foi tirada na mesma exposição mencionada acima sobre os 50 anos do Patinho Feio.

Patinho Feio - Resgate histórico por Felipe Sanches

Há alguns anos o Felipe Sanches fez um trabalho hercúleo de resgate histórico e engenharia reversa do Patinho Feio que pode ser conferido nos seguintes links (use a seta para expandir):


Livros

História da Computação, de Raul Wazlawick, professor titular da UFSC,  publicado pela editora GEN LTC em 2016.


Livros fora de catálogo, mas cujo registro vale a pena [você poderá achá-los em bibliotecas e sebos]:


Dissertação de mestrado em Ciência da Computação de Marilza de Lourdes Cardi, UFSC, 2002: Evolução da computação no Brasil e sua relação com fatos internacionais.


Em inglês: Inspiring Technology - 34 Breakthroughs - Livro gratuito e ricamente ilustrado comemorativo aos 140 anos do IEEE com 34 tecnologias de grande impacto para o benefício da humanidade.

Downloads

Um agradecimento muito especial à Profª Edith Ranzini e ao Prof. Sérgio Miranda Paz! Vocês fazem parte da história da computação no Brasil e da minha história.

Alguns ex-alunos colaboraram enviando links para esta seção. Um agradecimento especial a Francisco de Assis Fideles e Mario Paranhos.