Destravando o Cérebro para Aprender Números Binários
Desde que aprendemos os números, ainda criancinhas, estamos acostumados com o sistema de numeração decimal. E pode parecer difícil de uma hora para outra começarmos a pensar em outros sistemas de numeração e em outras formas de representar os valores. Mas será mesmo!?
Você já comprou uma dúzia de ovos? E meia dúzia? E talvez você tenha comido um deles no almoço servido meio-dia e meia! E não se confunde de que a meia dúzia de ovos é equivalente a "6" e de que a meia hora é esquivalente a "30" minutos. Nesses dois exemplos há resquícios das bases 12 e 60.
No cinema e em outras artes, ou escrevendo sobre a história, é comum representar que estamos no século XXI e eu escrevo este adendo ao texto em MMXXIV. Quanto tempo faz que os romanos nos legaram sua forma de representar os números?
Assim, para aprendermos os números binários (base 2) e hexadecimais (base 16) tão importantes na Eletrônica e na Computação é preciso lembrar que é só mais uma forma de representar os valores e, tecnicamente, apenas outra base para o sistema de numeração, onde as coisas funcionam exatamente igual ao sistema decimal, usando notação posicional. O único ponto é que já aprendemos o sistema decimal muito bem e automatizamos isso completamente. É preciso estar conscientes disso e atentos para trabalhar nesses outros sistemas.
Costumo propor o exercício a seguir para auxiliar no aprendizado dos números binários:
Escreva, no sistema decimal, todos os números entre 0 e 10.000, que possuam apenas os algarismos 0 e/ou 9, respectivamente o primeiro e o último algarismos válidos nesse sistema de numeração.
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
Escreveu? Pensou bem?
Uma dica, leia bem devagar e em voz alta o último número de sua sequência. Observe se ao fazer isso não lhe soa que esteja faltando algum número na lista.
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
A última dica, você deve ter 16 números na lista. Se não tiver, confira bem.
...
...
...
...
...
...
...
Finalmente, você pode conferir sua resposta no arquivo anexado cujo link encontra-se logo abaixo.
Acertou? Então saiba que você acabou de escrever os números no sistema binário, isto é, o sistema de numeração de base 2, onde existem apenas 2 algarismos válidos, o 0 (zero) e o 1 (um).
Ah, sim! Você deve trocar os números 9 por 1. Esse era o pequeno "truque" para fazer seu cérebro pensar em binário, disfarçando-o de decimal...
Retornar para Arquitetura de Computadores.
Atualizado em set.2024.