Aulas‎ > ‎Sistemas Digitais‎ > ‎

Tutorial para Instalação do Xilinx ISE Webpack

Tutorial para Instalação do Xilinx ISE Webpack


Se não estiver com o arquivo de instalação use os Link a seguir para baixar a última versão (14.7) do software Xilinx ISE (será necessário fazer o cadastro no site da Xilinx):



Este tutorial é para a instalação da versão para Windows do ISE. Para instalação em sistemas Linux veja https://wiki.archlinux.org/index.php/Xilinx_ISE_WebPACK e para a instalação dos drivers USB da Digilent utilize o procedimento disponível em https://elinux.org/Install_Xilinx_USB_cable_drivers_for_Ubuntu.


O arquivo está em formato “tar” e é necessário desempacotá-lo. A maior parte dos softwares de compactação fazem o serviço. Se necessitar de um pode usar o software livre 7-zip (http://www.7-zip.org/).


Na pasta criada (“Xilinx_ISE_DS_Win_13.4_O.87xd.3.0”) execute o programa “xsetup.exe”.


Clique em “next” na tela de boas-vindas e aceite as licenças nas 2 telas seguidas em que for solicitado.



Na janela que pede para selecionar a edição do software a ser instalada escolha “ISE WebPACK”. Esta licença é gratuita inclusive para fins comerciais, porém possui limitações, não suportando os dispositivos maiores e mais avançados. As FPGAs das placas do programa Universitário são suportadas plenamente nesta versão.



Em geral usa-se a configuração padrão na janela de seleção de Opções de Instalação. Certifique-se apenas que as opções “Acquire or Manage a License Key” e “Install Cable Drivers” estejam selecionadas.



Na janela para seleção do diretório de instalação, certifique-se de haver espaço suficiente, ou selecione outra unidade de disco. A instalação do ISE ocupa mais de 10GB.



Aguarde o processo de instalação… Dá pra tomar mais de um café! Free vector graphic: Cup, Coffee, Icon, Steam, Espresso - Free ...





Mais para o final do processo de instalação pode ser necessário intervir para instalar as opções selecionadas:




E também será lembrado de desconectar os cabos (ou kits):




Não se esqueça de autorizar as eventuais mensagens de confirmação do Windows durante o processo de instalação.


Algum tempo depois…



Deverá abrir automaticamente a janela do Xilinx License Configuration Manager. Selecione a opção “Get Free ISE WebPack License” e clique em “Next”.




Clique em “Connect Now” no pop-up com as informações do sistema para a obtenção da licença.


Será aberta uma janela do navegador pedindo para fazer o login com a conta Xilinx. A captura de tela abaixo é do navegador.



Se for solicitado, confirme seus dados e depois selecione “ISE WebPACK License” na janela “Product Licensing”, no item Certificate Based Licenses e clique em “Generate Node-Locked License”. Veja abaixo a captura de tela do navegador.





Clique em “Next” para confirmar (provavelmente serão 2 janelas). A captura de tela abaixo é do navegador.



A licença será gerada e enviada por e-mail (também é possível fazer o download na aba “Manage Licenses tab”. A captura de tela abaixo é do navegador.



Após fazer o download do arquivo da licença (“Xilinx.lic”), é possível copiar o arquivo para o diretório da instalação ou retornar ao Xilinx License Configuration Manager, que ainda deve estar aberto. Clique em ”Copy License” na aba “Manage Xilinx Licenses” e selecione o arquivo de licença.




Deve aparecer uma janela de confirmação.



E agora é só fechar o gerenciador de licenças.





Tutorial de Instalação do software de programação da placa Digilent BASYS 2


A placa Digilent BASYS 2 utiliza o software Digilent Adept 2 para ser programada através de um cabo USB convencional. Ele está disponível no seguinte link:



A instalação do Adept 2 é “padrão” (“next, next, next…”).


Caso não tenha sido instalado automaticamente, o plugin para integração com o Xilinx ISE está disponível em http://store.digilentinc.com/digilent-plugin-for-xilinx-tools-download-only/.


No Linux utilize o tutorial em https://elinux.org/Install_Xilinx_USB_cable_drivers_for_Ubuntu para a instalação dos drivers USB da Digilent. Testado no Ubuntu 16.04 LTS.