Computador Sergium para Professores

Caro professor,

O computador Sergium é um “computador fictício, de poucos recursos, criado para fins pedagógicos, a fim de ilustrar a Arquitetura de von Neumann e o ciclo de instrução”, conforme descrito por seu autor, o Prof. Dr. Sérgio Miranda Paz¹.

O uso de computadores didáticos fictícios é uma estratégia de certa forma bem conhecida, porém, para um momento introdutório da disciplina, a dinâmica de trabalho proposta, aliada ao fato da estrutura, linguagem de montagem e exemplos do Sergium estarem em português, além da utilização do sistema decimal, facilitam a apreensão do funcionamento do computador por parte dos alunos.

A utilização do computador Sergium é feita normalmente nas primeiras aulas da disciplina e envolve dramatização em sala de aula, por parte dos alunos, e a elaboração de programas simples em linguagem de montagem.

A experiência da dramatização do funcionamento do computador fictício “Sergium” mostrou ser extremamente positiva para a  promoção da integração professor-aluno, atuando como um “quebra-gelo” nesse relacionamento. Mostrou também ser uma experiência positiva para pavimentar a aprendizagem do funcionamento do computador e dos tópicos fundamentais da arquitetura de computadores, uma vez que, por ser um computador completo, ainda que extremamente simples, contempla todos os tópicos da disciplina. 

Isto leva a uma outra reflexão, sobre como uma visão inicial mais holista de uma área, ou disciplina, ainda que de maneira simples, mas não simplista, pode facilitar a aprendizagem da mesma.

(Valiante Filho e Paz, 2006)

Os arquivos do Computador Sergium estão disponíveis na página anterior e há mais informações sobre seu uso no artigo:

Um simulador do Computador Sergium está sendo produzido através de um Projeto de Iniciação Científica, cuja versão "alpha" do está disponível em http://simulador.maxfs.com/.



¹    Não poderia deixar de agradecer ao professor Sérgio pelos ensinamentos e pela permissão para divulgar o Sergium aqui neste site.