O desempenho de um sistema computacional pode ser medido através de uma série de parâmetros quantitativos e, eventualmente qualitativos, em um processo ao qual se dá o nome de análise de desempenho. Os benchmarks são, possivelmente, a principal ferramenta para isso. Através da análise de desempenho é possível comparar sistemas computacionais entre si, avaliar o custo benefício de aquisição ou expansão de um sistema, avaliar, ou prever, o impacto de alterações na configuração do sistema para seu desempenho final. Também é possível aplicar as técnicas de análise em máquinas virtuais, comparando o desempenho do sistema virtualizado com o desempenho do sistema hospedeiro, ou de um sistema físico correspondente, bem como avaliar o ganho de desempenho de um cluster (aglomerado) computacional, em relação à um sistema componente do cluster individualmente. Sobre o tema de Análise de Desempenho, orientei o seguinte projeto de Iniciação Científica na UNINOVE entre 2015 e 2016:
Os resultados do trabalho foram apresentados na 7ª Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo (ERAD-SP), promovida pela SBC e no 1º Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente (SeTII), promovido pelo Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento (PPGI) da UNINOVE. O artigo do ERAD pode ser lido neste site em Publicações disponíveis, enquanto o do SeTII pode ser lido em http://www.setii.net/2016/anais-setii-2016-v01.pdf. Nas bibliografias de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais há livros excelentes que abordam o tema de análise de Desempenho:
Além desses, o assunto também é abordado nos livros de Baer; Carter; Delgado e Ribeiro; Parhami. E links para software de Benchmark é o que não faltam:
Há também alguns sites especializados como o Opensourcetesting.org e o tradicionalíssimo Standard Performance Evaluation Corporation (SPEC), cujos benchmarks infelizmente não possuem versão gratuita. O artigo da Wikipedia traz uma boa relação de benchmarks também. Work In Progress :P LAPACK é o mais atual e possui suporte a diversos computadores em http://www.netlib.org/lapack/index.html e versão Windows em http://icl.cs.utk.edu/lapack-for-windows/lapack/. Versão java (web) do Linpack em http://www.netlib.org/benchmark/linpackjava/. Os benchmarks da Netlib são usados no TOP 500! Caffeine Mark 3.0 em Java: http://www.benchmarkhq.ru/cm30/. |
Aulas > Arquitetura de Computadores >