Sugestões de Atividades

Há algumas atividades práticas, — pequenos desafios —, interessantes para verificar e ampliar os conhecimentos. Desafie-se!


Atividade 1: Elaboração de Script

Momento sugerido: após o item Editando arquivos, criando o primeiro script e conhecendo as permissões de arquivos.

Elaborar um script que ao ser executado:
  1. limpe a tela;

  2. exiba seu nome completo;

  3. exiba o nome do usuário;

  4. depois a mensagem "As últimas 6 linhas do arquivo de configuração do gerenciador de pacotes APT são:";

  5. e finalmente exiba as últimas 6 linhas do arquivo de configuração do gerenciador de pacotes APT. Dica, ele está no diretório /etc.

Variações: Este é somente um pequeno exemplo que obriga a pesquisar opções de comandos conhecidos e, eventualmente, novos comando. Pense em tarefas que gostaria de automatizar. Desenvolva novos scripts enquanto prossegue no curso.



Atividade 2: Instalação de servidor e acesso SSH

Momento sugerido: qualquer momento após o item Editando arquivos, criando o primeiro script e conhecendo as permissões de arquivos.

Configurar duas máquinas virtuais em rede, uma desktop (pode ser a máquina Linux já em uso, mas você terá que alterar a configuração de rede da VM) e outra Linux servidor. Para a máquina Linux servidor 1GB de RAM é suficiente. Utilize como padrão para o nome da máquina "seunome-server".

A partir da máquina desktop, efetuar um acesso SSH na máquina com Linux servidor e instalar um software servidor web (nginx, p.ex.) e/ou FTP.

Na máquina cliente (desktop) acessar através do navegador o servidor instalado na outra máquina.

Variações: Fazer a configuração dos servidores como em um ambiente de produção realmente. Configurar múltiplos servidores. Criar cenários de rede mais avançados (veja Configurações de Rede em uma Máquina Virtual)



Atividades avançadas

Momento sugerido: próximo, ou após o final do curso.

Integrando Linux e virtualização para viabilizar a construção de cenários um pouco mais complexos, sugiro que tente uma das atividades das Propostas de projetos de virtualização. Só não escolher justamente uma atividade de Windows Server, hein!? :-P