Aulas‎ > ‎

Computação em Nuvem


Em verdade, é desconcertante para
os homens o
trabalho das nuvens.
Elas não trabalham
acima das cidades: quando
há nuvens não há
cidades: as nuvens ignoram
se deslizam por sobre
nossa cabeça: nós é que sabemos que
deslizamos sob elas: as
nuvens cintilam, mas não é para
o coração dos homens.

Ferreira Gullar
Trecho de "O trabalho das nuvens"
Work in (active) progress...


O NIST (National Institute of Standards and Technology) cunhou a definição padrão adotada para Computação em Nuvem. Você pode lê-la neste link, bem como conferir a lista de publicações relacionadas e apresentações relacionadas. Confira em português aqui no site o resumo do modelo de arquitetura de nuvem.

Um bom referencial teórico pode ser obtido no artigo "Cloud computing: state-of-the-art and research challenges", que foi publicado no Journal of Internet Services and Applications, um periódico de acesso livre (open access) da SBC — Sociedade Brasileira de Computação.

Os principais provedores globais de nuvem pública hoje, tanto nos segmentos IaaS como PaaS, são a Amazon AWS e a Microsoft Azure. Em seus respectivos sites há material de treinamento, calculadora de custos e uma boa descrição do catálogo de serviços.

Para a implementação de nuvens IaaS, os principais projetos open source disponíveis hoje, em ordem de utilização no mercado, são o OpenStack, o Apache CloudStack e o OpenNebula. Eles são essencialmente sistemas operacionais de nuvem e permitem a criação de nuvens privadas e públicas. Para nuvens PaaS o projeto open source mais usado é o Cloud Foundry, normalmente implementado sobre OpenStack ou outra plataforma de IaaS. Essas soluções open source também possuem versões especiais pagas customizadas e ampliadas por empresas como VMware, HPE e IBM.

Atualmente há no mercado uma série de nuvens especializadas como, por exemplo, a Cloud9 que provê ambientes de desenvolvimento completos e customizados para diversas linguagens de programação. E há até soluções de nuvem para se instalar em casa ou em SOHO, como a antsle, um servidor de nuvem privada para desenvolvedores; soluções open source de nuvem SaaS que podem substituir o Google Gsuite, ou o Office 365, para uso pessoal, familiar ou corporativo, tais como Nextcloud, ownCloud e Cozy Cloud, que podem ser instalados desde um servidor caseiro com pequenos computadores ARM (p.ex. RaspBerry Pi) até em datacenters de nuvem pública. 


IoT e Smart Cities:

  • IEEE Xplore Readings in Smart Cities: publicação online mensal gratuita do IEEE sobre Smart Cities. Todo mês há um tema específico e durante 30 dias há acesso gratuito aos papers indicados. Basta o cadastro gratuito para o recebimento do boletim mensal por e-mail.
  • Embarcados - artigos sobre Internet das Coisas no Embarcados.
  • JISA - Journal of Internet Services and Applications - esse journal da SBC é publicado pela Springer na modalidade open access. Confira as coleções de artigos sobre Smart Cities, IoT e Middleware para IoT.

Datacenters:

  • Open Compute Project - Projeto criado pelo Facebook para um projeto aberto de datacenter, que atualmente inclui outros projetos também.
  • Top500.org - lista dos 500 mais poderosos supercomputadores.
  • Green500.org - lista dos 500 supercomputadores mais eficientes do ponto de vista do consumo de energia.




Subpáginas (1): Arquitetura de Nuvem