Aulas‎ > ‎

Computação em Nuvem - IoT - Ambientes Inteligentes


Cloud Computing — Fog Computing — Edge Computing


Em verdade, é desconcertante para
os homens o
trabalho das nuvens.
Elas não trabalham
acima das cidades: quando
há nuvens não há
cidades: as nuvens ignoram
se deslizam por sobre
nossa cabeça: nós é que sabemos que
deslizamos sob elas: as
nuvens cintilam, mas não é para
o coração dos homens.

Ferreira Gullar
Trecho de "O trabalho das nuvens"
Computação em nuvem (cloud computing), de maneira bastante resumida, pode ser considerada "TI como serviço", mas a definição padrão foi cunhada pelo NIST (National Institute of Standards and Technology) e pode ser lida em inglês neste link e em português aqui no site em definição e resumo do modelo de arquitetura de nuvem. No site do NIST há também uma lista de publicações relacionadas e apresentações relacionadas.

Um bom referencial teórico pode ser obtido no artigo "Cloud computing: state-of-the-art and research challenges", que foi publicado no Journal of Internet Services and Applications, um periódico de acesso livre (open access) da SBC — Sociedade Brasileira de Computação. Outro bom artigo de livre acesso é "A view of cloud computing" de Michael Armbrust "et al".

Os principais provedores globais de nuvem pública hoje, tanto nos segmentos IaaS como PaaS, são a Amazon AWS e a Microsoft Azure. Além deles IBM e Google também possuem suas clouds. Em seus respectivos sites há material de treinamento, calculadora de custos e uma boa descrição do catálogo de serviços.

Para a implementação de nuvens IaaS, os principais projetos open source disponíveis hoje, em ordem de utilização no mercado, são o OpenStack, o Apache CloudStack e o OpenNebula. Eles são essencialmente sistemas operacionais de nuvem e permitem a criação de nuvens privadas e públicas. Para nuvens PaaS o projeto open source mais usado é o Cloud Foundry, normalmente implementado sobre OpenStack ou outra plataforma de IaaS. Essas soluções open source também possuem versões especiais pagas customizadas e ampliadas por empresas como VMware, HPE e IBM.

Há no mercado uma série de nuvens especializadas como, por exemplo, a Cloud9 (adquirida pela AWS) e a Codeanywhere que provem ambientes de desenvolvimento completos e customizados para diversas linguagens de programação, ou plataformas PaaS focadas em desenvolvedores como Heroku e Firebase (adquirida pela Google). Há até soluções de nuvem para se instalar em casa ou em SOHO, como a antsle, um servidor de nuvem privada para desenvolvedores; soluções open source de nuvem SaaS que podem substituir o Google Gsuite, ou o Office 365, para uso pessoal, familiar ou corporativo, tais como Nextcloud, ownCloud e Cozy Cloud, que podem ser instalados desde um servidor caseiro com pequenos computadores ARM (p.ex. RaspBerry Pi) até em data centers de nuvem pública. Você pode conferir mais sobre Software como Serviço (SaaS) nesta apresentação.

Além da computação em nuvem, mais recentemente foram desenvolvidas a computação em borda (edge computing) e a computação em névoa (fog computing), impulsionadas pelas necessidades de redução da latência, diminuição de tráfego e aumento de disponibilidade trazidas pela Internet das Coisas (IoT), ambientes inteligentes, serviços de streaming e 5G. Leia mais sobre Fog & Edge Computing aqui no site.


IoT e Ambientes Inteligentes — Smart Cities, Smart Farms, Indústria 4.0, etc.

  • Helix Platform logoHelix é uma plataforma brasileira open source focada no desenvolvimento de soluções para ambientes inteligentes, baseada no FIWARE (veja abaixo). Ela foi desenvolvida tendo em mente startups e empresas que querem desenvolver PoCs e MVPs, além do uso didático e de pesquisa acadêmica em IoT e smart environments. Vale a pena conhecer!
  • FIWARE: Plataforma europeia para Internet do Futuro em especial o desenvolvimento de soluções para Smart Cities e Smart Environments.
  • IEEE Xplore Readings in Smart Cities: publicação online mensal gratuita do IEEE sobre Smart Cities. Todo mês há um tema específico e durante 30 dias há acesso gratuito aos papers indicados. Basta o cadastro gratuito para o recebimento do boletim mensal por e-mail.
  • Embarcados - artigos sobre Internet das Coisas no Embarcados.
  • JISA - Journal of Internet Services and Applications - esse journal da SBC é publicado pela Springer na modalidade open access. Confira as coleções de artigos sobre Smart Cities, IoT e Middleware para IoT.

Data centers e HPC — High Performance Computing

Livros:
Vídeos, whitepapers, etc.:
  • Open Compute Project - Projeto criado pelo Facebook para um projeto aberto de data center, que atualmente inclui outros projetos também.
HPC — Computação de alto desempenho:
  • Top500.org - lista dos 500 mais poderosos supercomputadores.
  • Green500.org - lista dos 500 supercomputadores mais eficientes do ponto de vista do consumo de energia (integrado ao Top500).
  • Graph500 - Complemento ao Top500 voltado a aplicações com uso de dados intensivo.
Storage: