Dicas de Estudo‎ > ‎

Uma dica infalível!

Você trabalha e estuda? Pega 3 conduções pra chegar na faculdade? É casado e tem filhos? Trabalha 12 horas por dia?

Essas e outras desculpas são ouvidas diariamente pelos professores. Se é o seu caso, ou algo parecido, quero lhe propor uma dica infalível!

Estude 15 minutos por disciplina, por semana, religiosamente.

Nesses 15 minutos, releia o que o professor passou em sala, juntamente com as anotações adicionais que você mesmo fez, para facilitar seu entendimento. Também poderá anotar as dúvidas para perguntar ao professor na próxima aula ou, por que não, ir além dos 15 minutos pesquisando você mesmo a resposta?

Esses 15 minutos podem ser na volta pra casa, mesmo no metrô ou ônibus, assim que chegar em casa, na hora do almoço, ou até concentrados em uma ou duas horas de estudo no final de semana.

Teste, você não irá se arrepender!

Agora falta algo muito importante para esta dica ser realmente infalível...

Para seu estudo realmente ser eficiente, você deve utilizar uma técnica de estudo que funcione bem com você! E isso é um exercício de auto-conhecimento. Então procure conhecer algumas técnicas, experimentá-las e adotar as que funcionam bem. Muitas pessoas estudam fazendo resumos em texto, ou gravando áudios resumindo os assuntos estudados. Essas técnicas simplesmente não funcionam para este professor. Mas funciona muito bem pra muita gente! Não há um método de estudo que funcione pra todos! E nem pessoas que consigam estudar bem com apenas um método. A disciplina é fundamental pra todos. Quanto aos métodos, cada um deve descobrir os mais eficientes para si. 

Por exemplo, um método que eu uso muito e pode ser que você goste também são os Mapas Mentais e Conceituais.