Dicas de Estudo‎ > ‎

Será que Deus pode ajudar em nossos estudos?

Nossa tendência natural quando estudando é de acharmos que Deus não tem nada a ver com isso e, muitas vezes, até aquele momento de conversarmos com Ele antes de dormir é substituído pelo cochilo sobre os livros e cadernos. Parece que só lembramos que Deus “talvez possa nos ajudar” às vésperas daquela última prova em que se precisa tirar no mínimo nove e meio... Então tem uns que fazem até promessa...

A Bíblia narra que o rei Nabucodonosor (aprox. 600 a.C.) mandou escolher os jovens mais capazes dentre o povo que fizera cativo para que fossem cuidados no palácio durante três anos findos os quais os melhores passariam a assessorá-lo e ensinar ao rei e sua equipe. Esta é a história de Daniel (Beltessazar) e seu amigos Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. No primeiro capítulo do livro de Daniel está escrito que “quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria” e após os três anos “Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais [...]; por isso ficaram assistindo diante do rei. E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.”

É natural pensarmos que isso foi lá com Daniel e seus amigos, mas lemos em Tiago, capítulo 1, versos 5 à 9: “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.”. Assim como aqueles quatro jovens, nós também podemos contar com a ajuda de Deus e ela não será apenas para nossos estudos, mas para toda nossa vida em tudo que fizermos. Para isso basta pedir com fé, ou seja, acreditando que Deus realmente poderá nos ajudar. Isso não significa que não vamos nem precisar estudar, não é!? Deus vai te ajudar e não estudar por você. Mas com essa “mãozinha”, pode ter certeza, você chegará no final do ano com muitos motivos para agradecer.