Dicas de Estudo‎ > ‎

Repensando onde efetuar pesquisas

O professor passou um trabalho... Preciso aprender mais sobre esse tema... É só digitar no Google, certo!?

Hummm... Acho que não... Ao digitar www.google.com.br, você não encontrará nada que ajude sua pesquisa. É preciso digitar os termos e clicar em "pesquisa". E esse é o "detalhe", o Google é tão somente um buscador, ele lhe trará resultados que atendam aos termos, o que não significa que sejam resultados confiáveis e corretos!

Muitas vezes não conhecemos o assunto e não temos como saber se o que estamos lendo é, de fato, confiável e correto. Mas temos como saber se a fonte é confiável e correta... Para isso não há desculpas!

Mas então, quais são as fontes confiáveis!?
  • Livros universitários, publicados pelas editoras tradicionais! Eles já passaram por vários "filtros" antes de chegarem às prateleiras das livrarias e bibliotecas.
  • Artigos científicos.
  • Sites de professores, como este em que você está navegando agora ;)
  • Bancos de teses e dissertações de universidades.
  • Sites de univesidades (grupos de pesquisa, laboratórios, disciplinas, etc.), apenas atente-se para não baixar "trabalhos sem nota" ou coisa do gênero, que poderão não ser muito confiáveis.
  • Sites de fabricantes que tenham cultura de divulgação técnico-científica (Intel, AMD, IBM, Microsoft, etc.). Muitos desses fabricantes mantém sites específicos para desenvolvedores.
E nunca se esqueça de pesquisar mais de uma fonte e de citar todas as suas fontes!


Agora que você já sabe quais fontes procurar, aproveite os links para efetuar pesquisas e as outras dicas em Pesquisa.