Dicas de Estudo‎ > ‎

Como adquirir todos os livros, de todas as disciplinas, sem gastar muito dinheiro

Formar uma biblioteca própria de seu curso é sempre algo muito interessante, pois, por melhor que seja a biblioteca de sua instituição de ensino, você não poderá dispor dos livros 365 dias por ano, 24 horas por dia. Então vamos às dicas de como construir sua biblioteca!

Nunca, jamais, de jeito nenhum, compre livro novo sem desconto! As livrarias tem uma margem para explorar. Se não quiserem te dar desconto, vá para outra livraria. Há algumas alternativas para adquirir livros novos com um bom desconto (normalmente entre 20 e 30%):
  • Utilize os descontos da carteira de estudante carteira de desconto da universidade, ou mesmo do cartão da livraria.
  • Verifique o valor do livro em uma loja virtual, pode ser mais barato.
  • Compre em grupo do distribuidor.
  • Aproveite os saldões que as editoras costumam realizar na sede da editora ou "online".
  • Compre a versão em inglês pela Internet ou na Livraria Cultura. Se o idioma não for um problema, às vezes é bem mais barato que a edição nacional.
Bom, mas ainda assim, com os valores que andam os livros no Brasil, pode ser bastante caro, então como adquirir os livros por menos da metade do preço?

É bem simples, basta visitar um sebo! Confesso que já tive algum preconceito com comprar livros em sebo, o que foi plenamente resolvido quando uma senhora professora já bastante experiente, me levou em um sebo de onde saí com duas pérolas, o livro do Circuitos Digitais e Microprocessadores do Taub, citado na bibliografia de todos os livros de Eletrônica Digital, e uma coleção limitada da vida e obra de grandes poetas brasileiros em edição de luxo. Isso por uma bagatela de R$ 40,00.

Acho que não preciso dizer que depois disso já comprei muita coisa em sebo, além de recomendar fortemente a todos os alunos.

Há até alguns sites pra facilitar a busca em centenas de sebos, o Estante Virtual, o Livronauta e o Sebos Online.

Uma última dica é o Google Livros, onde é possível pesquisar bibliotecas que possuam o livro, ler trechos dos livros ou, em alguns casos, o livro inteiro, pesquisar livros relacionados, etc.

Boas leituras!